Energia eólica residencial

Energia eólica residencial

 

A Resolução nº 482, da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica incentiva a geração doméstica de energia ao permitir a micro e a mini-geração distribuída. Até a promulgação da resolução, as motivações eram a falta ou a inconstância do abastecimento público, a valorização do imóvel, a sustentabilidade ou o desejo de adotar atitudes politicamente corretas.

Foi autorizada a injeção na rede da distribuidora local, do excedente da  energia limpa produzida, gerando créditos que poderão ser utilizados na amortização de faturas futuras.

A energia gerada é contabilizada (em kWh) no medidor. A fatura representará a diferença entre a geração e o consumo familiar. Saldos positivos viram créditos que podem ser usados por 36 meses (inclusive em outros endereços, desde que sejam do mesmo titular e na mesma área de concessão).

Ainda não é como na Europa, onde se ganha dinheiro vendendo energia limpa, mas já é possível uma economia significativa, de até 90% das faturas.

Incentivos à energia eólica vêm também de grandes bancos como a Caixa Econômica Federal, que incluiu os aerogeradores na lista de produtos que podem ser adquiridos pelo Construcard. No Banco do Brasil, o BB Consórcio tem planos especiais para a compra de sistemas de energia renovável e a contratação de serviços técnicos por prestadores especializados.

Nos Estados Unidos, quando o governo ofereceu 30% de desconto no imposto de renda para quem investisse em energia eólica, houve um crescimento de 78% em um ano.

Geradores compactos estão disponíveis no mercado, podendo ser combinado com as placas fotovoltaicas para compensar períodos de menor incidência de ventos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s